Frase da semana:

"Aquele que aprende de Cristo, esvazia-se do próprio eu [...] e há silêncio na alma." (Ellen Gould White)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como preparar uma boa Soja

Quando falo que gosto de soja, vejo muita gente torcer o nariz. Mas sei o motivo. Infelizmente, não é todo mundo que sabe preparar soja. Primeiro que tudo, precisa-se entender que a soja não é carne, é uma leguminosa, um grão, e na verdade o que se costuma a chamar de "carne de soja" é a proteína texturizada de soja (PTS ou PVT) que é obtida através da farinha desengordurada da soja por meio de um processo industrial. É como se fosse o "bagaço" da soja (falando bem sorrateiramente), mas ainda assim, contém de 50 a 52% de teor proteico. É essa parte que eu vou dar dicar de preparo adiante.

Preciso também informar que há 2 tipos de PVT ou PTS: uma mais escura ( a "soja preta") que contém corante e uma mais clara (a "soja branca"). A clara é mais gostosa, na minha opinião. Eis os passos:

1) Alguns falam pra hidratar a soja, deixar de molho... Não faça isso! Dê uma fervura nela, principalmente se for a escura, para que saia um gosto meio ruim por causa do corante (coisa que a mais clara não tem). Coloque a quantidade desejada numa panela e cubra com água. Nessa fervura ela vai ser pré-cozida e dobrar ou triplicar de tamanho, por isso ela rende tanto. Quando acontecer isso e já tiver espumando é só apagar o fogo e escorrer. Lave-a em água corrente e esprema bem e não deixe nenhum vestígio de água nela (a escura vai precisar que vc lave e esprema dobrado). e Reserve numa peneira ou no escorredor.
(Fonte da foto: rainhasdolar.com)

2) Refogue no azeite (pode ser margarina, manteiga e/ou óleo, mas com o azeite fica mais gostoso) cebola e alho abundante até dourarem, em seguida acrescentem purê ou extrato de tomate (molho pronto não serve) e tempero pronto ao seu gosto (eu uso o que minha mãe compra no mercado moido na hora - tempero baiano composto de alecrim, cominho, orégano, semente de coentro e bem pouca pimenta-do-reino) - gosto dos tempeiros em tablete, especificamente caldo de frango. Acrescente também um pouco de coentro e cebolinha picadinhos, e azeitonas. tampe um pouco.

3) Em seguida coloque a soja aos poucos mexendo para que ela seja envolvida por todo o molho da panela. Se quiser que ela fique mais coradinha (caso seja a PVT mais clara que você esteja usando), acrescente um pouco de colorau.

4) Corte em cubinhos batata inglesa e acrescente também. E, por favor!!!!, não coloquem um pingo de água nessa panela pelamordedelssss! Senão a sua soja vai ficar com gosto de que tomou banho, sem graça. E se vc usou tempero pronto, tipo os caldos, não é necessário usar sal. Deixe a panela tampada e de vez em quando dê uma mexidinha para não agarrar no fundo da panela, se achar necessário, coloque um pouquinho mais de azeite ou óleo.

5) Observe se a batata já está cozida, então acrescente o restante do coentro, milho verde e ervilha. Tampe e deixe o fogo baixo por alguns minutinhos só e já está pronta para ser deliciada. Caso queira fazer strogonoff, use o creme de leite com soro, mas só acrescente depois de 1 hora, mais ou menos, que desligar o fogo.

Experimente e me diga como ficou! Bon apetit!

P.S.: Recomendo essa:

2 comentários:

  1. Faz tempo que parei de comer soja pq enjoei em um acampamento q fui. Durante 8 dias comendo soja todos os dias... Mas, é verdade que quando alguém sabe preparar fica boa mesmo... Uma amiga minha fez uma torta salgada um dia e me deu, e sem saber q era de soja comi e me deliciei... Humm...

    Qualquer dia desses vou tentar ver se consigo fazer... Num agarantho, mas vamos ver né... =)

    ResponderExcluir
  2. Ahhahahahaha! Eu sabia que tu ia falar isso! hehe " de manhã no café, é soja! meio-dia no almoço, é soja!... é soja, é soja, é soja..." hahaha

    ResponderExcluir