Frase da semana:

"Aquele que aprende de Cristo, esvazia-se do próprio eu [...] e há silêncio na alma." (Ellen Gould White)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Com sangue não se brinca

Passei no cantinho da minha mana hoje e vi que ela postou sobre um dilema recente - anemia. E uma anemia forte.

Alimentação é muito importante e, para algumas pessoas, mais importante ainda. Sei que nem todo mundo pode ou gosta de ter uma alimentação vegetariana, mas como seria importante se déssemos mais valor ao que a natureza nos oferece.

Vou defender mais uma vez uma amiguinha da nossa saúde que muitas vezes nós deixamos de lado: a sojinha! (eu gosto tanto dela que já somos íntimas! hehehe). Eu já ensinei aqui como preparar a PTS ou PVT, mas a soja não se resume só nisso, ao que conhecemos popularmente como a "carne de soja". Há também o leite de soja, a própria soja em gãos, o óleo de soja (tão conhecido!). 

Com a PVT ou PTS preparadinha, dá pra fazer tortas e/ou bolos salgados, recheios, molhos para massas, bolinhos (é só acrescentar 1 ovo e/ou aveia*, farinha de trigo - se quiser incrementar, queijo ralado tbm), sopinhas bla bla bla... O leite de soja, você pode encontrar naqueles suquinhos de caixa que são bem gostosos (tipo o Ades), e pode também encontrar pó nas casas de produtos naturais - a dica é usar ele em vitaminas e/ou em preparo de massas e bolos. Depois vou dar um PAP rápido de uma massinha com PVT bem simples de fazer (que eu fiz numa noite dessas qdo cheguei com fominha hehehe).
Mas, como eu comecei falando de anemia, de sangue... vou dar uma receitinha que eu sempre uso quando vejo que estou muito pálida (e eu tenho anemia crônica por deficiência de G6PD) e anêmica... é o que eu chamo de suco verde... segue a receitinha:


       Couve;                Salsa;                Agrião;          Espinafre;
        Hortelã;              Cenoura;     Suco de laranja;  Melado.
Liquidifica ou processa os 6 primeiros, tirando o sumo e acrescentando ao suco (puro) da laranja (pera ou comum). E adoçar com melado ou acúcar mascavo. Hummmm!!! É uma delícia!

*O ovo serve para dar "liga" nas receitas, e pode ser substiuído pela aveia.

2 comentários:

  1. Nane, Nane! o suco é gostoso sim! Mas a soja... não consigo ser amiga rsrsr, só com batata e muiiito creme de leite. Ore pra Deus me fazer gostar de soja rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Nane o suco pode até ser bom pra saúde, mas é ruim d+++ pro paladar... hahahaah...

    ResponderExcluir